Pensem na seguinte situação, muito comum em qualquer empresa:

“Alguém vê outra pessoa cometendo um erro, gerando um problema, descumprindo uma regra, causando um desconforto ou prejudicando outras pessoas.”

Em um ambiente mais “Comando e Controle”, sempre que acontece tal situação, PESSOAS SÃO ROTULADAS (como incompetentes, imaturas, irresponsáveis, despreparadas, descomprometidas, mal-intencionadas, protegidas, etc…) e com isso, elas desenvolvem reações de defesa, como por exemplo:

– Chefe querendo investigar para achar o culpado (ou responsável), chefe punindo ou demitindo, chefe chamando atenção (dando bronca), chefe fechando o olho para não ter que agir, pessoas escondendo ou encobrindo erros, colegas ajudando a encobrir o erro (para não haver bronca ou punição), colegas dedurando (pousando de bonzinhos ou puxando o saco), fofocas se espalhando, e pessoas gerando obstáculos para outras pessoas.

Tudo isso é consequência dos RÓTULOS (ou julgamentos) tanto bons, quanto ruins, aos quais as pessoas são constantemente submetidas em um modelo de gestão tradicional, e dos quais todos nós queremos sempre nos proteger.

Pois bem, e como funciona em um ambiente mais “Orgânico” ?

Em ambientes mais Orgânicos, diante de tal situação, pessoas NUNCA são rotuladas ou julgadas. Porque para líderes mais orgânicos, PESSOAS são somente PESSOAS. Não existem pessoas boas ou ruins, nem maduras ou imaturas, nem responsáveis ou irresponsáveis, enfim, não existem rótulos. A única coisa que existe são pessoas que erram, e TODAS AS PESSOAS ERRAM. Portanto ninguém é melhor do que ninguém. E veja só, em uma empresa mais Orgânica, como as pessoas não são julgadas e não precisam se proteger de rótulos, os erros se tornam bem-vindos, TODOS OS ERROS são vistos como oportunidade de melhoria e crescimento. E são, portanto, sempre abordados e corrigidos pelas próprias pessoas, que se tornam mais felizes pois passam a atuar ativamente na melhoria e na correção dos problemas da empresa.

Fique atento para esta realidade:

Quando as pessoas NÃO SÃO julgadas ou rotuladas, o ambiente é propício para que as pessoas AJAM, e então os erros são abordados, corrigidos e não mais se repetem. (esse é o ambiente orgânico)

Quando as pessoas SÃO julgadas ou rotuladas, o ambiente é propício para que as pessoas SE DEFENDAM, e então os erros são encobertos ou ignorados, e portanto, continuam se repetindo. (esse é o ambiente comando e controle)

Como podemos eliminar os Rótulos e Julgamentos da nossa mente ? E como podemos eliminá-los da mente das pessoas que trabalham em nossas empresas ? Como podemos assim, desenvolver uma equipe muito mais eficaz e feliz ?

Precisamos passar por um processo de quebra dos próprios paradigmas. Precisamos construir a convicção de que SERES HUMANOS são somente SERES HUMANOS, e nada mais. E que todos os seres humanos ERRAM. E que errar é o caminho para o aprendizado e crescimento.

Por Renan Carvalho em 07/07/2013