(ler no Medium)

Nos vários grupos que participo, assim como, na dinâmica de diversas empresas que conheço, tenho notado que, existe um fator fundamental pelo qual os grupos ou empresas conquistam sucesso e se mantém saudáveis por longo tempo: O COMPROMETIMENTO das pessoas.

Quando as pessoas começam a não se empenhar ou não comparecer por qualquer motivo, os grupos começam a ter dificuldades de funcionamento. Quando isso acontece, até as pessoas ditas “comprometidas” com a causa, começam a perder a motivação e o comprometimento.

Porque isso acontece? Porque certas pessoas se comprometem e outras não? Talvez a resposta esteja nas razões pelas quais cada pessoa se compromete.

Se a pessoa só comparece e se empenha porque não tem algo mais importante pra fazer, ou não encontrou sentido no propósito do grupo, o seu comprometimento é CASUAL, ou seja, tem um baixo nível de comprometimento.

Se a pessoa só comparece e se empenha porque tem interesses particulares, porque está vislumbrando alguma vantagem pessoal, o comprometimento é de CONVENIÊNCIA, ou seja, a medida que seus interesses não são mais atendidos, também cai o nível de comprometimento.

Mas se a pessoa comparece e se empenha porque o grupo tem um propósito que a encanta, porque gosta de estar com as pessoas do grupo, colaborar por uma causa, trabalhar por um bem comum, o comprometimento é muito significativo. Pode ser chamado de comprometimento AFETIVO, ou seja, os vínculos são tão fortes que o comprometimento se torna prioridade. É prazeroso fazer parte do grupo. A pessoa só deixa de comparecer, se algo muito grave a impede de estar com o grupo.

Por isso, é de extrema importância identificar, já na seleção, ou no período de experiência, se o candidato à vaga no grupo ou na empresa, está alinhado com o propósito nobre comum do grupo. Esta é a chave para o comprometimeto.

Cada um de nós, só se compromete de coração, com coisas que fazem muito sentido pra nós. Se o propósito comum não toca a pessoa, não há como ter comprometimeto afetivo. O grupo ou empresa vai ficar em segundo plano.