Atendimento – Relacionamentos e Sexualidade

O caminho para uma relação bem resolvida

com Renan Carvalho

Olá e seja muito bem-vinda(o)! Sou Renan Carvalho e estou aqui para mostrar a você como funciona o meu atendimento a casais e pessoas que desejam resolver questões, incômodos ou conflitos que possam estar prejudicando seus relacionamentos conjugais e íntimos ou sexuais,e que desejam viver uma relação com muito mais intensidade, cumplicidade, paixão e tesão.

Em minhas sessões, desenvolvo um trabalho integrado de Mentoria e Coaching, o qual explicarei detalhadamente nas perguntas e respostas que se encontram mais abaixo. Porém, antes, caso tenha interesse em me conhecer melhor, basta clicar no link cinza, e abrirá um texto onde compartilho um pouco da experiência que me credencia a prestar-lhes esse atendimento.

Experiência profissional e pessoal

Sou autor do livro Sexualidade Nua e Crua, resultado um estudo profundo sobre a natureza sexual humana, sobre as crenças e tabus que aprisionam as pessoas em carências e conflitos, e sobre caminhos para se alcançar a plenitude na vida sexual, o que inclui ainda um estudo detalhado do universo liberal. Esta obra veio para ilustrar um pouco de minha atuação de mais de 15 anos em resoluções de conflitos e harmonização de relacionamentos nas mais diversas situações, sejam elas familiares, profissionais ou conjugais. Uma atuação que me levou inclusive a desenvolver e aperfeiçoar durante 12 anos uma técnica para condução de conversas mais eficazes para resolução de conflitos: o Diálogo Convergente. Em 2010 obtive uma formação como Coach pelo ICI (Integrated Coaching Institute), onde pude acessar técnicas úteis para desconstrução de crenças e julgamentos, e empoderamento emocional, às quais também pude testar e aperfeiçoar ao longo dessa caminhada.

Na vida pessoal, sou casado a quase 2 décadas com a Andréa e temos quatro filhos. Uma relação onde tivemos que enfrentar os problemas comuns a qualquer casamento, principalmente as questões relacionadas à sexualidade da vida monogâmica, e onde tivemos que batalhar muito até conseguirmos superar esses nossos desafios, e chegarmos ao estado de compreensão, honestidade, intensidade e cumplicidade que vivemos hoje em dia. Antes da Andréa tive outras duas relações conjugais que também acrescentaram bastante na jornada de sofrimentos e aprendizados que foram ampliando minha consciência. Ou seja, posso afirmar com propriedade que minha maior fonte de conhecimentos foi minha própria trajetória, e que meu desejo de compreender essa trajetória foi motivado pela resolução das questões mal resolvidas da minha própria existência.

 

Ao longo de todos esses anos, o compartilhar dessas minhas experiências e aprendizados com pessoas e casais que buscaram meu aconselhamento foram contribuindo para que eles também pudessem adquirir mais consciência e se fortalecerem para resolver questões mal resolvidas em suas vidas ou relações. E então, estimulado por essas pessoas e seus ganhos, estruturei esse processo de atendimento cuja proposta é ajudar as pessoas tornarem-se bem resolvidas em seus relacionamentos e sua sexualidade. Minha intenção é usar esta experiência aliada às técnicas que fui aperfeiçoando, para maximizar o aprendizado, o despertar e o fortalecimento da consciência de maneira que qualquer pessoa possa, se for esse o desejo, resolver suas questões mal resolvidas e alcançar uma satisfação muito maior em suas relações conjugais e íntimas.

Agora conheça todos os detalhes sobre esse atendimento nas perguntas e respostas abaixo:

O que é o processo integrado de Mentoria e Coaching?

Mentoria é um processo de aconselhamento apoiado por um compartilhar de experiências e conhecimentos do mentor. Experiências vividas na prática durante sua vida que produziram consequências e aprendizados, e conhecimentos científicos ou filosóficos que respaldam essas experiências aprendidas. Coaching é um processo de estímulo à reflexão através de questionamentos, que permite que a própria pessoa possa chegar à compreensão da raiz seus problemas, identificar crenças limitantes e a produzir suas próprias soluções.

O processo integrado de Mentoria e Coaching combina ambos os processos, potencializando-os com o objetivo de conduzir o casal (ou o indivíduo) à compreensão dos problemas, incômodos e crenças limitantes que estão afetando sua vida íntima, e ao despertar de um nova consciência que empodera e fortalece, permitindo não só a resolução dos problemas atuais, mas também o desenvolvimento de uma nova dinâmica de diálogos que pode ser acessada para se chegar a novas resoluções sempre que novos problemas surgirem. Além disso, a consciência gerada pelo processo desenvolvido no atendimento pode fortalecer a confiança mútua (ou a autoconfiança) e levar o casal (ou o indivíduo) de forma mais segura, à novas experiências que resgatam sua plenitude, a cumplicidade e a intensidade da(s) relação(ões).

Conheça Sexualidade Nua e Crua, livro de Renan Carvalho

É um tipo de terapia?

Não, a imensa maioria dos erros que as pessoas cometem e dos problemas com os quais elas convivem estão acontecendo por falta de consciência, ou seja, porque as pessoas simplesmente não sabem como fazer melhor, como lidar com as situações, quais as consequências das escolhas que fizeram, e das coisas que fazem ou acreditam, e nem como resolver tais questões. E assim acabam cometendo mais erros, alimentando e convivendo com esses problemas.

Nosso processo de atendimento com uso da Mentoria e Coaching foi estruturado para ajudar as pessoas a tomar consciência daquilo que não sabem, e assim, a partir dessa nova consciência, conduzí-las ao diálogo, estimulá-las e até treiná-las para que façam diferente de maneira segura e mais satisfatória para elas. Ao tomar consciência daquilo que não sabem, e perceberem que podem fazer diferente, a maioria das pessoas é capaz de corrigir, mudar e melhorar o rumo de sua vida e de sua relação.

Por outro lado, algumas pessoas, mesmo tomando consciência daquilo que não sabem, devido a questões emocionais ou psicológicas muito mais profundas, por vezes até patológicas, não conseguem agir diferente em suas vidas. Sentem-se incapazes, impotentes. Nesse caso torna-se necessário a Terapia com um profissional de saúde da área de Psicologia ou Sexologia. Ou seja, a Terapia atua a partir do ponto onde somente o despertar de consciência não é mais suficiente para que a pessoa aja no sentido de transformar sua realidade, é preciso um tratamento de longo prazo, um profissional de saúde atuando para ajudar a pessoa a resolver questões emocionais ou psicológicas muito mais profundas que ela não consegue resolver sozinha.

Inclusive é comum nós encaminharmos o cliente para um profissional da Psicologia, caso identifique alguma questão emocional ou psicológica mais profunda, que o impeça agir no sentido de buscar as soluções necessárias para ressignificar a si mesmo e à sua relação.

Alguma coisa a ver com condicionamento mental ou PNL?

Não, minha formação em Coaching aliado à todo conhecimento desenvolvido na Filosofia Orgânica possuem um foco bem diferente, o foco na CONSCIENTIZAÇÃO, ou seja, o despertar da consciência de como as coisas realmente são, ao invés de como gostaríamos que elas fossem. Somente a partir desta nova consciência, podemos então rever e reeducar nossos comportamentos. Não conseguimos verificar um aprendizado real em pegar uma mente condicionada de um jeito, e depois recondicioná-la para outro jeito. Entendemos que dessa forma a mente permanece condicionada, dormente, afastada da consciência. Diferentemente, nós usamos técnicas filosóficas de questionamento, reflexão e esclarecimento para eliminar os condicionamentos, e assim nutrir a consciência pura da pessoa, pois nós entendemos que a força para qualquer mudança reside nesta consciência.

Quanto tempo leva o atendimento?

Aqui reside outra diferença fundamental entre nosso processo integrado de de Mentoria e Coaching, e outros processos terapêuticos.

Qualquer atendimento terapêutico hoje em dia, por questões econômicas, de paradigma cultural, e até para cumprimento de normas de conselhos profissionais, está estruturado para ser oferecido em sessões de uma hora. Eu e minha família já fizemos muita terapia e confesso que me incomodava muito a baixa eficiência e eficácia imposta pelo relógio. Afinal, para mim nunca foi possível explicar todo o contexto de um problema em uma hora… aí a sessão terminava no meio da conversa, e só poderia continuar após uma semana (ou mais), quando tínhamos que pagar por outra sessão, e onde já havíamos até perdido muito do contexto levantado antes, ou seja, perdia-se ainda mais tempo só para relembrar o que foi falado na sessão passada. E assim passavam-se várias sessões durante vários meses, além de outras ineficácias que posso abordar em outro momento. E toda essa situação parece ter piorado com o advento da vídeo conferência, que além de manter o tempo de uma hora, reduziu muito o campo de visão e a capacidade de leitura corporal, além de inserir as dificuldades tecnológicas como mais um elemento distrativo. Enfim, definitivamente este modelo não me servia.

Decidi seguir por um caminho diferente em nosso atendimento. Nossas sessões não são de uma hora, são sessões de meio dia (entre 4 e 6 horas ou o tempo que for necessário) e somente presenciais. Ou seja, eu atendo somente 1 cliente (casal ou indivíduo) por dia. E esse atendimento se propõe a ser completo, ou seja, nós conseguirmos explorar a fundo o problema, compartilhar conhecimentos para despertar consciência, explorar as soluções e inclusive simular ou treinar comportamentos e conversas, tudo em uma só sessão. Assim, garantidamente, conseguimos alcançar uma eficácia muito maior do que as tradicionais sessões de uma hora usadas pela imensa maioria dos terapeutas, psicólogos e coaches. A nossa idéia central é o casal (ou indivíduo) tirar um único dia de sua vida, com foco total, para resolver o problema de sua relação. E de fato conseguir isso (ou chegar bem próximo, de maneira que consiga chegar à solução após voltar para casa).

Para quem foi feito esse atendimento?

Para casais:

  • Que possuem incômodos ou insatisfações em seus relacionamentos de um modo geral, ou em suas vidas íntimas ou sexuais
  • Que possuem dificuldade em estabelecer um diálogo, ou uma comunicação construtiva para resolver seus incômodos
  • Que acreditam possuir bloqueios, tabus, carências, desejos ou pensamentos que possam estar prejudicando ou vir a prejudicar a relação
  • Que não estão conseguindo se entender e gostariam de conseguir
  • Que precisam enfrentar ou superar erros cometidos pela parceria
  • Que desejam experimentar coisas novas ou mais liberais, porém não se sentem seguros, temem que isso possa vir a afetar de forma negativa a relação

Para pessoas em relacionamentos:

  • Que estejam envolvidas em atividades ou relações extra-conjugais ou liberais escondidos da parceria, e que gostariam de resolver a situação. 
  • Que desconfiam que a parceria esteja envolvido em relações extra-conjugais e gostariam de resolver a situação. 
  • Que possuem desejos ou fantasias muito incompatíveis com as crenças da parceria, e não sabe como resolver isso. 
  • Que gostaria de superar os próprios tabus e bloqueios para poder ter novas iniciativas com a parceria.

Para pessoas solteiras:

  • Que gostariam de superar algumas barreiras internas que sabem que têm
  • Que gostariam de melhorar a relação consigo mesmo, elevar a auto-estima e a auto-confiança
  • Que gostariam de empoderar-se sexualmente, superar barreiras e tabus para viver a sexualidade de forma mais intensa.
  • Que estejam em busca de um relacionamento monogâmico porém com dificuldade de encontrar. 
  • Que gostariam de manifestar a própria sexualidade, mas estão com dificuldade de enfrentar os julgamentos, os preconceitos e as barreiras sociais

Como é uma sessão ?

Eu recebo vocês no Espaço Orgânico Imagine, o nosso espaço de atendimento localizado em Blumenau, Santa Catarina, em um ambiente rústico, confortável, acolhedor e em meio à natureza. Então sentamos e começamos uma conversa inicialmente para compreender os problemas e desafios que você(s) está(ão) enfrentando. Durante a conversa vou compartilhar experiências e é possível que darei pequenas aulas para gerar entendimento, compreensão e consciência. A partir do despertar de uma nova consciência, vamos buscar soluções, e inclusive, se necessário, simular novas atitudes e comportamentos que compreendem essas soluções. Essa conversa pode contemplar diversas abordagens:

1 – Para Casais / Relações Conjugais

Alinhamento das intenções da relação – Consciência emocional dos cônjuges – Abordagem dos problemas da relação (conflitos, fugas, insatisfações gerais, medos, mentiras, falta de diálogo, falta de confiança, quebra dos julgamentos e cultivo da compreensão) – Restabelecimento do diálogo construtivo – Sexualidade da Relação: Abordagem dos problemas sexuais do casal (insatisfações, falta de desejo / libido / sexo, desalinhamentos, casos extraconjugais, ciúme / controle excessivo) – Compreensão dos problemas sexuais (A natureza humana, crenças adquiridas / limitantes, barreiras / bloqueios / travas e tabus, pressão social, baixa auto-estima, relação de posse, ilusões sociais, rotina) – Explorando soluções em conjunto (Superação das barreiras / bloqueios / travas e tabus, compromisso com a honestidade, resgate da paixão e romantismo, iniciativas à dois, o mundo dos fetiches / fantasias, abertura da relação, iniciativas liberais (manage, swing)).

2 – Para Indivíduos (de qualquer gênero):

– Levantamento dos problemas / insatisfações pessoais (solidão, baixa auto-estima / auto-confiança, timidez, auto cobrança, cobrança familiar, julgamentos, sensação de desencaixe social) – Clareza da própria intenção – Consciência emocional – A relação com o passado – Quebra de julgamentos e auto-aceitação – Aceitação do mundo / vida – Sexualidade: A relação com a própria Sexualidade (desejos, sonhos e carências, a auto-satisfação (masturbação), o sexo casual, crenças sobre relacionamentos) – Compreensão da própria sexualidade (A natureza humana, crenças adquiridas / limitantes, barreiras / bloqueios / travas e tabus, pressão social, relação de posse, ilusões sociais) – Libertação e novas possibilidades (Superando as barreiras / bloqueios / travas e tabus, ligando o foda-se, descobrindo a melhor versão de si mesmo/a, explorando o próprio prazer e a própria sexualidade)

Após a sessão existe um acompanhamento?

Sim, o cliente ficará com meu contato e poderá me acessar com qualquer questão relacionada à sessão que tivemos, dentro de critérios que estabelecemos. Como disse, nossa intenção é que o cliente resolva sua situação e não precise mais voltar para outra sessão. Fazemos o melhor para que isso aconteça e, na maioria das vezes, é o que acontece. Porém, como estamos lidando com o ser humano, nada é garantido, ou seja, mesmo a sessão sendo de meio dia ou até mais, algumas questões ainda podem necessitar de um trabalho específico complementar. Nesse caso, sendo esse o desejo do cliente, podemos vir a marcar novas sessões, cujo tempo e abordagem utilizada não há como definirmos de antemão. Podem variar muito pois são sessões focadas em fazer o que for necessário para conseguir a resolução permanente das questões que, porventura, ainda permanecem mal resolvidas.

E qual o custo de uma sessão?

Sendo algo tão inovador, e havendo esse limite de um cliente por dia, você deve estar imaginando um custo altíssimo não é mesmo? Pois pode se tranquilizar porque não é nada assim!. O custo de uma sessão completa de meio dia (até 6 horas ou mais) equivale ao custo de 2 (duas) sessões de terapia ou coaching tradicionais (de 1 hora). E nós ainda podemos parcelar o valor no cartão de crédito. Ou seja, o custo é no mínimo 3 vezes mais barato do que uma sessão de terapia ou coaching tradicionais.

Porque isso? Porque nós temos princípios ideológicos muito sólidos norteados pela Filosofia Orgânica, e porque atuamos sob esses princípios. Ou seja, se não aprovamos o padrão mecânico-econômico-capitalista de nosso sistema, nós não o seguimos, e nem o usamos como referência. Realizar um atendimento de excelência com um cliente em um dia está muito mais em sintonia com nossos princípios do que encher uma agenda com um cliente por hora. Além disso, esse valor ao qual chegamos, equivalente a duas sessões tradicionais, nós vimos como suficiente para cobrir custos e investimentos do Instituto Movimento Orgânico, assim como minha remuneração. E se vimos como suficiente, não precisamos e nem queremos mais. Até porquê somos uma organização sem fins lucrativos, e esse valor reforça nossa intenção em relação a este atendimento, que é ajudar as pessoas a resolverem seus Relacionametnos e sua Sexualidade, ou seja, compartilhar tudo que sabemos e ajudar nosso cliente a resolver suas questõescom a maior eficiência e eficácia possível.

Como posso agendar uma sessão?

Esta é mais uma grande diferença de nosso atendimento com as sessões de terapia tradicionais. Nessas sessões você agenda uma consulta, paga, e só durante a sessão vai poder verificar se aquela terapia, ou aquela abordagem utilizada pelo terapeuta, pode ser válida ou não para você. Se não for, você já pagou e já perdeu…

Nosso processo é diferente. Antes de qualquer agendamento nós teremos que conversar, porque sabemos é do interesse tanto seu como meu, que nosso atendimento seja eficaz para você. Que você consiga realmente superar os desafios e alcançar um novo patamar em seu relacionamento ou sua vida sexual.

Assim, para que possamos ambos nos sentir seguros em relação à eficácia do processo para os problemas específicos que você gostaria de resolver, é necessário termos uma conversa onde farei algumas perguntas visando entender o seu desafio, e o que você está buscando para você e para sua relação. Caso eu verifique que trata-se de uma situação onde consciência, treinamento e atitude surtirão efeito, então nós poderemos agendar uma sessão. Porém, caso eu perceba tratar-se de uma daquelas situações mais profundas ou traumáticas, onde o processo de Mentoria e Coaching pode não ser suficiente, então imediatamente eu já irei lhe encaminhar para terapia com uma Psicóloga ou Sexóloga, e você não precisará agendar e nem pagar nada por isso. Trata-se de uma pré-consulta gratuita que disponibilizo.

Para fazermos essa pré-consulta, mande-me uma mensagem por whatsapp no link ao lado, que assim que possível nós conversaremos.

Movimento Orgânico – Temos a missão de inspirar, influenciar e ajudar as pessoas a se libertarem das próprias CRENÇAS, tanto pessoais como sociais, que as impedem de viver,  aqui e agora, a essência, a plenitude, a vida que nasceram para viver.
Conheça nossa sede

Espaço Orgânico Imagine

Em Blumenau, Santa Catarina