Capacitação Orgânica

O Instituto Movimento Orgânico realiza capacitações e treinamentos GRATUITAMENTE para ONGs, organizações públicas e instituições sem fim lucrativos.  Os treinamentos realizados para empresas privadas visam gerar contribuições que garantam a viabilidade financeira para realização destas ações gratuitas. Veja como financiamos nossa instituição


Orgânicas

Conscientes


Teal

Empresas B

Ao longo dos últimos 10 anos, um número crescente de organizações privadas têm descoberto que o propósito de sua existência vai muito além de atender clientes ou de aumentar o lucro dos proprietários ou acionistas. 

Tais empresas vêm despertando para a consciência de que possuem também uma grande responsabilidade pela vida das pessoas, pela comunidade, pelo ambiente e pelo planeta.   

Muitas têm buscado adotar modelos organizacionais considerados mais orgânicos, uma vez que constituem modelos avançados em propósito e autogestão tais como o Modelo Teal, a Holocracia, o Management 3.0 ou UnFix e o  Capitalismo Consciente ou de Stakeholders

E muitas têm também buscado certificações que garantam publicamente seu comprometimento com o bem maior para nossa sociedade e nosso planeta como os selos do Sistema B e ESG.

Em uma iniciativa pioneira do estudioso Renan Carvalho, já há 15 anos, a Filosofia Orgânica vem sendo usada como alicerce e suporte para o desenvolvimento de modelos orgânicos, permitindo o contínuo desenvolvimento e preparo de todas as pessoas envolvidas com eles. 

A Filosofia Orgânica promove uma profunda conscientização das pessoas, possibilitando assim, a adoção de novas práticas, atitudes e comportamentos que viabilizam ou consolidam sistemas de equipes autogeridas,  permitindo que se harmonizem as relações, trazendo um estado de maior plenitude tanto para as pessoas como para as lideranças, e principalmente, promovendo a maximização do desempenho em um ambiente totalmente livre de controle, pressões, "cenouras" ou punições.  

Algumas das empresas que investiram na Filosofia Orgânica, além de estarem hoje apoiando as iniciativas do Movimento Orgânico, estão continuamente trazendo suas equipes para encontros com o Renan no Espaço Orgânico Imagine , em Blumenau, Santa Catarina, onde realizam capacitações, vivências e práticas que visam o fortalecimento tanto da consciência para a vida, como do desempenho orgânico de suas equipes dentro das organizações.

Renan Carvalho

Precursor da Filosofia Orgânica, atua a mais de 15 anos como mentor de líderes e conselheiro para o desenvolvimento da consciência e dos comportamentos necessários à consolidação de modelos orgânicos como Teal, Holocracia, Management 3.0, UnFIX, Capitalismo Consciente e U-lab

Autor do livro "O2 - Organizações Orgânicas, (2012) um guia para revolucionar a gestão e liderar as equipes do século XXI"

Experiência como Consultor de Gestão Estratégica  Balanced Scorecard, Executivo de Telecomunicações e Empreendedor de Startup nos Estados Unidos. 

É Coach certificado pelo ICI, MBA por Oklahoma State University nos EUA e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Uberlândia. 

Capacitações e Vivências da Filosofia Orgânica para Organizações

Capacitação que visa desconstruir crenças profundamente arraigadas em modelos autoritários de controle, nos quais a maioria de nós fomos criados e educados, e que por isso respondem de modo automático por nossas emoções e relações. A partir desta desconstrução busca-se alcançar uma compreensão segura de como praticar modelos de autogestão livres de hierarquias e controles, baseados integralmente em auto-responsabilidade, com decisões construídas sobre consenso, consentimento e facilitação.  

Capacitação que busca preparar as pessoas para atuar em um ambiente livre de hierarquia ou chefes a partir do desenvolvimento de uma comunicação assertiva e solidária, que permite com que elas criem e consolidem uma cultura de compromisso com  acordos por elas mesmas estabelecidos, bem com as necessárias abordagens para que erros sejam sempre corrigidos de maneira saudável e pro-ativa.  

Capacitação que visa transpor a principal barreira que impede tanto a adoção como a consolidação de um ambiente colaborativo de autogestão, que são as armadilhas emocionais individuais, ou as emoções destrutivas, oriundas de crenças e julgamentos cristalizados no pensamento e nos comportamentos das pessoas. O empoderamento emocional permite que as pessoas, pouco a pouco, consigam trazer para si a responsabilidade sobre as emoções que as afetam a si mesmas e suas relações, e atuar no sentido de resolvê-las, eliminando, assim, a principal barreira que impede a existência tanto da mentalidade de autogestão como dos diálogos convergentes.  

Para que uma organização que cultiva um propósito além do lucro consiga efetivamente engajar sua equipe, é necessário estar continuamente trabalhando a consciência do que é realmente importante e relevante para a felicidade na vida do ser humano. Tal consciência permite que as pessoas estejam ativa e continuamente anulando a influência dos sistemas sociais e educacionais em que estão inseridas, cuja doutrina é muito contundente no sentido de influenciá-las para que persigam justamente os prazeres viabilizados pelo crescimento contínuo do "lucro financeiro" em suas vidas. Caso as pessoas não estejam alimentando continuamente essa consciência do que é relevante para sua felicidade, a tendência é que se deixem levar pela influência social, desconectando-se do propósito da organização. As vivências em Ciência da Felicidade são o caminho para manter sempre forte o vínculo entre a vida que as pessoas vivem, e o propósito nobre da organização. 


Empresas que apoiam o Movimento Orgânico

Conheça nossa sede

Caso tenha interesse em ver como a Filosofia Orgânica pode ser aplicada em sua organização, ou realizar alguma capacitação ou vivência com sua empresa no EOI, entre em contato conosco por email ou 

Nossas Mídias Sociais