Nossa História

A História do Movimento Orgânico e da Filosofia Orgânica

Os termos Movimento Orgânico e Filosofia Orgânica provém do termo Liderança Orgânica, que por sua vez provêm do termo Organização Orgânica. Tudo iniciou-se por volta de 2009, quando Renan Carvalho, após atuação de 10 anos como executivo e consultor de gestão, chegou ao limite da frustração por não conseguir desenvolver nas organizações, ambientes que contribuíssem para que as pessoas pudessem viver de forma mais emocionalmente saudável e plena.

Tal frustração o levou, na época, a um estudo de organizações que conseguiram avançar um pouco mais no sentido de desenvolverem tais ambientes. E seu estudo o colocou em contato com o termo Organização Orgânica, que foi sugerido na década de 60 pelos acadêmicos Burns e Stalker, para denominar organizações diferentes ou fora do padrão. Organizações que não adotavam o sistema “mecânico” de comando e controle, e sim, que procuravam estabelecer-se de maneira natural ou “orgânica”, de maneira onde todas as pessoas pudessem sentir-se mais plenas e responsáveis pela forma de se organizar.

Renan, que foi criado em contato com a Natureza, mas que ao longo da vida foi se desconectando de sua essência, pois foi educado para adotar cada vez mais as crenças de controle (que culminaram em MBA, carreira de executivo nos EUA, e as frustrações de ter que lidar com as consequências indesejáveis desta desconexão), encantou-se com o conceito das Organizações Orgãnicas, e passou então a dedicar-se integralmente para a conscientização e desenvolvimento tanto de lideranças como de empresas nessa direção.

Em 2012 publicou o livro O2, Organizações Orgânicas, um guia para revolucionar a gestão e liderar as equipes do século XXI, A partir de então inúmeras outras iniciativas orgânicas e conscientes que estavam surgindo no mundo começaram a chegar ao Brasil. Iniciativas como o Capitalismo Consciente, o Sistema B, a Holocracia, as Organizações Teal, o Management 3.0 ou Unfix, e a Teoria U, ou U-lab e as práticas ESG. Todas ramificações de uma mesma consciência orgânica que sempre buscou levar as organizações para um propósito e uma responsabilidade muito maior do que simplesmente financeira, e a desenvolver modelos de autogestão em suas equipes.

A transformação de organizações de mecânicas para orgânicas exigia o desenvolvimento de determinadas atitudes e práticas por suas lideranças, o que por sua vez, exigiu que Renan buscasse maneiras de contribuir para a mudança de comportamento desses líderes. Este conjunto de comportamentos acabou originando o termo Liderança Orgânica.

Finalmente, para que esta mudança de comportamento dos líderes pudesse tornar-se realidade, foi necessário trabalhar a maneira de pensar, as crenças profundas, a filosofia de cada pessoa (seja ela líder ou não), que quisesse se envolver com um ambiente orgânico. A partir de então, a ideia transcendeu o limite organizacional. e passou a abranger todas as nuances da vida humana, convertendo-se em uma Filosofia de Vida. Um modo de pensar e agir que liberta as pessoas dos julgamentos e das crenças de controle, e que reconecta o ser humano com a Natureza, seja ela a própria natureza ou o ecossistema natural de nosso planeta, ao qual pertencemos.

Desde então, pessoas que foram entrando em contato com a Filosofia Orgânica por intermédio de suas próprias empresas que se tranformavam, além de ir conseguindo abandonar julgamentos e crenças de controle de suas próprias vidas, também conseguiam empoderar-se emocionalmente e assim alcançarem uma maneira de viver mais tranquila e plena. Tais pessoas e organizações uniram-se em prol da disseminação desta filosofia de vida. Assim começou o Movimento Orgânico.

O documentário Imagine um Movimento conta um pouco dessa nossa história:

Documentário Imagine um Movimento


Nossas Mídias Sociais